various qualities of videos sd hd full hd 4k 360 how to store manage distribute videos on demand vod 300x170

O ano é 2020 e hoje, mais do que nunca, podemos dizer que o conteúdo é oo que rege a imensidão da internet mundial.

 

Todos os dias entramos na dita rede mundial de computadores para consumir algum tipo de conteúdo. E, grande parte deste conteúdo, se dá a partir de vídeos, conteúdos audiovisuais.

 

Mas produzir conteúdos em vídeos não é nenhuma novidade, empresas já fazem isso há anos. Qual seria a novidade aqui?

 

O que vamos mostrar nesse artigo é como o seu conteúdo em vídeo pode ter um tratamento premium que pode aumentar a qualidade, a entrega e, consequentemente, a longevidade do seu conteúdo. Maximizando o custo benefício da produção desse tipo de conteúdo.

 

Relembrando: O que é VOD?

 

O Vídeo On Demand (VOD), conhecido no Brasil como vídeo sob demanda, representa a liberdade de escolha para os usuários acerca do conteúdo audiovisual a ser consumido a partir da banda larga e em inúmeros dispositivos, incluindo TVs e as telas de desktops, de tablets e de smartphones.

O VOD traz a facilidade de poder escolher que conteúdo consumir, quando consumir e onde consumir. Com o vídeo on demand, seu conteúdo estará disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para seus clientes e espectadores.

 

Como é uma plataforma de VOD?

 

Uma plataforma de vídeo sob demanda será sua maior aliada na facilitação da inserção de ferramentas e recursos dentro do seu conteúdo.

 

Com uma plataforma de vídeo sob demanda completa você terá toda uma nova gama de possibilidades para o seu conteúdo.

 

Em uma plataforma de VOD você poderá armazenar e hospedar seus conteúdos em vídeo. É importante que essa plataforma possua ferramentas avançadas de tratamento de arquivos, uma boa oferta de armazenamento e claro, uma interface fácil de ser utilizada.

 

Essa plataforma terá a função de facilitar todos os processos relacionados a postagem armazenamento e divulgação do seu conteúdo, por isso é imprescindível a escolha de um sistema que seja recomendado e que tenha experiência no ramo.

 

Plataforma de VOD: Que ferramentas pode oferecer?

 

Uma plataforma de vídeo on demand precisa ser moderna, segura e completa para cuidar do seu conteúdo da melhor forma possível. No mercado existem inúmeras opções mas é preciso se atentar a alguns pontos:

 

Segurança

A plataforma escolhida precisa ter certificados de segurança inquestionáveis. Esse tipo de plataforma precisa garantir que seus conteúdos terão sua integridade garantida.

Disponibilidade

Você tem seu conteúdo, mas precisa de um sistema VOD para mantê-lo. É necessário que essa plataforma VOD tenha disponibilidade rápida. Seu conteúdo, e seus clientes, não podem esperar dias para que o sistema esteja pronto para ser utilizado. Procure sistemas que façam a liberação de uso dentro de no máximo 72h.

Recursos modernos

O mundo da tecnologia muda a todo instante. Passe longe de produtos de empresas engessadas e que se recusam a se modernizar. Busque soluções de empresas que unam tecnologia e responsabilidade com modernização constante. Assim, seu conteúdo estará sempre à frente dos concorrentes.

Ferramentas diferenciadas

Tenha em mente que o seu conteúdo precisa se destacar. Desta forma, plataformas que possuem ferramentas diferentes e inovadoras devem ser sua prioridade. Existem plataformas de VOD que oferecem ferramenta de captura de leads diretamente no player onde o conteúdo está sendo exibido. Ferramentas desse calibre serão diferenciais para a sua empresa, seja qual forem seus projetos.

 

Por que o VOD agrega valor ao meu conteúdo?

 

Conteúdos produzidos na era da internet precisam ter qualidade, precisam estar disponíveis em todos os lugares, precisam ser de fácil acesso e tecnologias VOD proporcionam isto.

 

Ao disponibilizar o seu conteúdo em uma plataforma VOD, você estará dando poder de escolha ao seu cliente, ou espectador. E os espectadores em 2020 gostam do poder de escolha. Mas o importante, é que este espectador esteja consumindo o seu conteúdo, independe de que tipo de conteúdo ele consuma.

 

Nessa disponibilização de “escolhas” é que o seu conteúdo ganha a corrida. Ao assistir a TV, uma dona de casa pode querer assistir somente a novela das 21h. Mas antes desta novela começar, ela terá que assistir ao jornal, que começa às 20h. Assim, ela não estará consumindo o que ela quer, no momento que precisa. Com o VOD,, esta mesma dona de casa poderá consumir os capítulos de sua novela quando desejar, e onde desejar, sem intervalos e com pausa livre.

 

É nesse espaço de tempo que o seu conteúdo deve estar inserido, é nesse horário, entre às 20h e às 21h, que o seu conteúdo será consumido e ganhará do jornal diário apresentado pela TV.

 

As emissoras de TV não podem simplesmente deixar de exibir informações e telejornais porque seguem regras claras estabelecidas para concessão de radiodifusão. Mas isso não ocorre no VOD. Por isso, a maioria das emissoras investem pesado em plataformas de vídeo sob demanda, a Globo com o Globoplay, a Record com o PlayPlus e por assim vai.

 

Como escolher uma plataforma de VOD?

 

Para decidir a sua plataforma de VOD é preciso prestar atenção no que ela irá te oferecer. É importante olhar com calma todos os detalhes e contrapor tudo isso ao valor cobrado pelos serviços.

 

Existem opções bem caras no mercado, que muitas vezes cobram valores em moedas estrangeiras, o que torna o valor pago refém de cotações da moeda no câmbio, além de sofrer incidência de IOF.

 

É preciso também pensar na tecnologia utilizada pela plataforma escolhida. Muitas empresas não são claras quanto a tecnologia utilizada, e isso pode gerar problemas no futuro. Escolha plataformas que se baseiam em tecnologias fortes e consolidadas no mercado como a plataforma de VOD da JMV Technology que utiliza tecnologia NVIDIA para processamento de conteúdo audiovisual.

 

Após a publicação e disseminação do seu conteúdo é preciso que você tenha capacidade de mensurar todo o impacto que o seu conteúdo está tendo. E é aqui que entram as estatísticas. Elas ajudarão nas melhorias do seu conteúdo, por que através delas você verá um “feedback” do consumo do seu conteúdo pelos espectadores. Plataformas completas como a da JMV Stream possuem tabelas e gráficos com informações completas a respeito do consumo do seu conteúdo e que são atualizadas em tempo real.

Por fim, mas com certeza nada menos importante, é de extrema importância que o espaço em dico, ou seja, o armazenamento disponibilizado para a alocação dos seus conteúdos seja generosa. A relação entre valor e armazenamento deve ser considerada, pois não adianta haver mil recursos se a plataforma não conseguirá guardar todos os conteúdos que você necessita. Plataformas com grande custo x benefício no quesito armazenagem (espaço em disco) devem ter seu voto de confiança.

 

Tenha agora sua plataforma VOD

 

Conheça as soluções da JMV Technology e como a plataforma VOD completa pode ser a chave para o sucesso do seu conteúdo. Ligue já e converse com os especialistas sobre o projeto que tem em mente para sua empresa: 0800 037 4225