video de pessoas dancando gerenciamento de anuncios armazenamento de videos armazenar distribuir e monetizar jmv stream 300x185

A monetização de conteúdo é um assunto recorrente no dia a dia de empresas e pessoas que trabalham com a produção de conteúdo para internet.

Neste artigo, falaremos acerca da monetização de conteúdo através da estratégia de pay per view. Fique conosco e entenda como essa ferramenta pode ajudar na monetização do seu conteúdo.

O que é pay per view?

O “pay per view” ou “pagar para ver” é uma programação específica adquirida a parte para consumo. É um tipo de serviço que apareceu nos Estados Unidos vinculado a um time da NBA nos anos 70. Porém, o nome como conhecemos hoje só surgiu tempos depois, em 1990.

Isso ocorreu porque década de 90 empresas como a HBO passaram a comercializar filmes de produção própria através deste serviço.

O termo pay per view é muito popular e é mais encontrado como um produto das operadoras de TV por assinatura que o consumidor pode adquirir.

Mas esse produto também pode ser e encontrado em outras plataformas de consumo de conteúdo, não ficando restrito a operadoras de tv por assinatura.

Pay per view (PPV) x video on demand (VOD)

Você se lembra de como funciona o VOD (vídeo sob demanda) certo? No VOD, o conteúdo pode ser consumido quando o espectador desejar. Além disso, costumam ter inúmeras opções de conteúdo para ser consumido.

No PPV (pay per view) é parecido, mas com diferenças importantes: Neste modelo de monetização de conteúdo, todos os espectadores que pagaram para ter acesso ao conteúdo o farão simultaneamente. O que isso significa?

Significa que, diferentemente do vídeo sob demanda, no pay per view todos os espectadores daquele conteúdo farão acesso e consumirão o conteúdo juntos, no mesmo horário e data.

Por isso, a estratégia de monetização através do pay per view, é muito utilizada para eventos que são realizados de forma ao vivo e que precisam ser assistidos por todos ao mesmo tempo para se obter o impacto desejado.

Um bom exemplo são transmissões de eventos esportivos. Uma luta de MMA por exemplo: o espectador provavelmente não assiste esse tipo de conteúdo 24h por dia, mas ele deseja assistir a uma luta específica. Assim, ele compra os direitos de assistir a luta via pay per view.

Mas é importante observarmos a importância do “ao vivo”” aqui. Essa luta só será interessante para o espectador se ele assisti-la no momento em que ela ocorre. O método VOD aqui não seria o ideal pois após o fim da luta, os resultados estarão em todos os locais como jornais, revistas e sites. Além de já ser assunto para todos os outros espectadores que acompanharam a exibição ao vivo.

Então resumindo, o pay per view se diferencia do VOD por oferecer conteúdos que são consumidos coletivamente e simultaneamente por todos os consumidores. E a maioria desses conteúdos, são transmitidos ao vivo.

Como monetizar conteúdo com o pay per view?

Primeiro é preciso ter em mente que o seu conteúdo precisa se encaixar nos moldes de uma monetização via pay per view.

Isso não quer dizer que o seu conteúdo precisa, necessariamente, ser um conteúdo ao vivo. Mas é essencial que ele trate a ideia do “imediatismo” com seriedade.

Conteúdos “não ao vivo” que poderiam ser aplicados ao formato pay per view são workshops, cursos livres, palestras e premiere de produtos ou serviços. Esse modelo de distribuição exige que o conteúdo veiculado seja “especial” e faça com que quem pagou para assisti-lo primeiro também se sinto “especial” ou “privilegiado”.

São nesses sentimento que poderemos investir.

Após o fim da transmissão via pay per view, o conteúdo pode sim ir para alguma plataforma VOD ou ficar disponíveis gratuitamente em sites como YouTube. Mas é essencial que essa versão seja editada, a fim de manter tópicos exclusivos para quem assinou o PPV.

Essas versões “free” do conteúdo devem ter o mínimo possível de informações relevantes, e devem servir somente para chamar a atenção de mais pessoas e trazê-las para o formato pay per view, onde terão a experiência completa do conteúdo.

Por que o pay per view é um bom caminho?

A monetização via pay per view se mostra um bom caminho pois é mais uma forma de distribuição de conteúdo.

Qualquer forma de atingir mais espectadores é válida. Vemos canais de comunicação se desdobrando para estarem em todas as redes sociais, e até em espaços como TikTok onde tudo é novo. Por que isso? Por que qualquer visibilidade para o seu conteúdo é importante.

O que precisa ser observado são as particularidades de cada espaço. Por exemplo: não é eficaz pegar um mesmo conteúdo que funciona no Facebook, colocá-lo no TikTok e esperar que dê o mesmo resultado.

Mesmo que o seu público seja o mesmo nas duas redes, cada uma delas exige uma linguagem diferente.

Exemplo: Caso sua empresa precise soltar uma “nota oficial”, o Facebook pode ser a melhor plataforma para isso. Mas caso queira engajar seu público com conteúdos cômicos, o ideal seria o Instagram ou TikTok. Percebe como cada conteúdo exige um tipo de plataforma?

Que ferramentas posso utilizar no meu pay per view?

O modo de consumo via pay per view é apenas um forma diferente de se vender conteúdo, mas ainda necessita das mesmas preocupações que temos nas demais formas de se distribuir conteúdo audiovisual.

É preciso estar atento:

Qualidade do conteúdo

O seu conteúdo, além de estar otimizado para o canal utilizado, também precisa ter qualidade na produção e veiculação. É preciso se empenhar para não realizar conteúdos rasos ou mal produzidos. E quando falamos de produção, estamos falando da qualidade do roteiro e argumento até a qualidade e empenha na gravação dos conteúdos audiovisuais.

Segurança

A plataforma escolhida para disponibilização do seu conteúdo pay per view precisa ter protocolos de segurança rígidos e verificados para evitar que pessoas não autorizadas assistam ao conteúdo ou realizem downloads dele sem sua permissão. Garanta que o sistema escolhido ofereça esses protocolos de forma fácil e nativa, além de ser eficaz, claro.

Facilidade de usabilidade

O seu espectador estará pagando para acessar o seu conteúdo, por isso é extremamente importante que a experiência do usuário seja ímpar.

A plataforma escolhida precisa ser fácil de ser manuseada, fácil de ser encontrada e o número de erros ocorridos deve ser próximo a zero!

Além disso, é importante estar onde seus consumidores estão. Por isso é necessário estar presente em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, Periscope e YouTube. Por que não disponibilizar uma prévia do seu conteúdo através de uma transmissão simultânea nessas redes sociais?

Essa estratégia pode angariar mais espectadores para o seu conteúdo pay per view.

Entre já em contato com um dos especialista da JMV Technology e veja como a modalidade pay per view poder ser aplicada aos seus conteúdos. Ligue 0800 037 4225.