Há duas certezas no mundo on-line. A primeira é que todos devem ter o próprio espaço na internet. Como diz o ditado digital: “rede social é casa alugada, plataforma é casa própria”. A segunda é que precisamos usar os recursos disponíveis de forma estratégica, inclusive para atrair mais internautas para seu site. 

E não há como negar, as mídias sociais são canais fundamentais atualmente. Quando falamos de transmissão em tempo real elas são ainda mais fortes. Em 2020, por causa do isolamento social, o conteúdo ao vivo deu um salto. 

No YouTube, foram 4900% de buscas a mais por lives. Ainda de acordo com as estatísticas que comprovam o que já percebemos, a audiência é de 10 a 20 vezes maior em relação aos vídeos gravados. 

Outra tendência que já apresentava crescimento é a do “shopstreaming”, o uso do streaming ao vivo para mostrar produtos e vendê-los durante a transmissão. De acordo com a consultoria iiMedia, o aumento no faturamento mundial com a estratégia é de 110% quando comparado a 2019. 

Você pode imaginar que é preciso ter uma hospedagem robusta para retransmitir o conteúdo do seu site nas redes sociais. Porém, o que entendemos é que você, na verdade, precisa de um serviço próprio de armazenamento de streaming. Neste artigo, vamos mostrar os porquês. 

Recursos de estabilidade, velocidade e segurança para streaming 

Mais do que espaço suficiente para seus arquivos, a hospedagem dos seus vídeos precisa garantir uma performance satisfatória em seu site. Afinal, o seu tempo de retenção vai despencar caso o vídeo trave o tempo todo e, se for uma transmissão no site, provocará instabilidade em todo portal. 

Há uma forma de armazenar o seu conteúdo audiovisual que conta com os CDNs redundantes. São servidores espalhados no mundo todo. Dessa forma, quando o internauta acessa seu site, essa tecnologia permite que a conexão seja realizada com o servidor mais próximo. Esse recurso torna o acesso muito mais rápido. 

O CDN ainda dificulta o ataque de hackers. Por haver muitos servidores espalhados, encontrar o servidor raiz é bem mais complicado. 

Além disso, o intervalo entre o play e o vídeo começar de fato, é reduzido graças a essa tecnologia. Assim, você melhora a experiência do cliente. E, cliente satisfeito é garantia de audiência cativa, certo?

Um servidor, múltiplas transmissões   

Quando indicamos contratar uma plataforma própria para streaming de vídeo, é porque eles têm vários recursos que irão facilitar a vida de quem tem um negócio nesta área. Uma delas é a viabilidade da transmissão em todas as redes sociais que forem estratégicas para seu projeto. 

A partir de uma mesma fonte, você configura tudo com muito mais facilidade. 

Limitação de transmissão para Instagram 

Diversas empresas não têm recursos para realizar a retransmissão para o Instagram. Quando a novidade da live surgiu nesta plataforma, havia algumas limitações. O tempo, de no máximo uma hora, era a maior delas. Afinal, um conteúdo que tem maior duração, poderia ser cortado antes do final. 

Outro motivo é o domínio da tecnologia. Trata-se de uma rede social mais nova, que está no auge há menos tempo. Assim, leva-se um tempo para que se entenda a tecnologia. 

Mas, há uma empresa, a JMV Technology que transmite para o Instagram. Obviamente, eles não conseguem driblar o tempo limitado, mas já oferecem a possibilidade. O segredo aqui é escolher transmitir na rede, queridinha de muita gente, conteúdos que não ultrapassem o tempo limite. 

Porém, há outra questão que é solucionada. Até o final de 2020, apenas duas pessoas poderiam fazer, simultaneamente, uma live. No recurso da especialista em streaming, é possível colocar quantas pessoas você quiser na transmissão. Afinal, você não está usando a estrutura Instagram, apenas retransmitindo um vídeo para a rede por meio de outra fonte. 

Analise todas, TODAS mesmo, redes para retransmissão

Quando falamos em lives, as pessoas logo pensam em Instagram, YouTube e Facebook. Mesmo sabendo dessas possibilidades, ainda tendem a ficar só em uma mídia. Porém, é preciso que você avalie todas as opções, sem se deixar levar por modismos. 

Aliás, além das três redes sociais que citamos, ainda temos a possibilidade de usar transmissões ao vivo no LinkedIn, Twitter, TikTok e Twitch. 

Você deve se perguntar se seu público encontra-se nesses canais e como pode aproveitá-los estrategicamente. 

Não vamos nos delongar nas características de cada rede, mas recomendamos que você estude cada uma delas. 

Atraia as pessoas para sua plataforma própria   

É essencial ter estratégias para trazer seu público para seu site, onde você também pode fazer as transmissões ao vivo. Só nele você pode usar recursos de sorteio e enquetes. Assim, lembre-se de chamar os internautas das redes sociais para seu site. Explique que é exclusivo para quem está no seu portal. 

Além de mais acessos, você vai ganhar mais dinheiro com isso. 

Como?  

Informe que certas ações, como sorteios, serão realizadas apenas no seu site. De forma verbal mesmo. Caso a plataforma que você usa oferecer captação de leads, ainda poderá ter mais dados do seu internauta. Dessa forma, pode usar em anúncios e outras estratégias de marketing. 

Essa ação ainda tem outra vantagem. Boas plataformas também têm recursos de monetização próprios, bem parecidos com os do Youtube e Google. São banners com publicidade e publicidade dentro dos vídeos. 

Ou seja, com uma boa audiência, seu projeto fica mais atrativo para patrocinadores. As estatísticas também ficarão a seu favor. 

Qual hospedagem tem todos esses recursos para live streaming? 

Nós indicamos a JMV Stream. Além de planos pré-definidos, eles têm a possibilidade de personalização de espaço e de quais recursos usar. Então, seja você um produtor de pequeno ou grande porte, a empresa conseguirá te atender. Você não contratará nada mais nem menos do que precisa. 

A JMV tem experiência com atendimento de clientes dos mais diversos segmentos, nos cinco continentes do mundo. 

Todos os recursos citados ao longo do artigo são disponibilizados pela empresa. A especialista em streaming também oferece suporte amplo, de segunda a segunda. 

Vale a pena conhecer melhor a empresa: https://jmvstream.com/